Trabalhadores na Brasmeck conquistam redução na jornada

Acordo também inclui o pagamento de PLR

 

Raquel Camargo / SMABC

 

Os 85 companheiros e companheiras na Brasmeck, fábrica de juntas automotivas em Diadema, acabam de conquistar a redução da jornada de 44 para 42 horas semanais. O acordo, que também inclui o pagamento da PLR, foi aprovado em clima de comemoração nesta quinta-feira (9) em assembleia.

A redução será aplicada gradativamente até o final do ano que vem. Serão 30 minutos até novembro deste ano, 45 minutos no primeiro semestre do ano que vem e mais 45 minutos no segundo.

“É uma conquista com significado importante, por ser reivindicação da campanha salarial e bandeira de luta no Congresso Nacional”, disse Zé Mourão diretor do Sindicato.

Sebastião Pereira Campos, o Alemão, do CSE, lembrou que a redução da jornada de trabalho não estava em pauta e surgiu em meio à negociação do PLR. “A fábrica começou a colocar dificuldade na negociação de PLR e a redução da jornada entrou com alternativa”, conta.

O valor da PLR ficou igual ao do ano passado, mas o ganho com a redução da jornada supera qualquer correção no pagamento. “Como a maioria recebe R$ 4,45 por hora, ao final do ano teremos R$ 427,00 com essas duas horas a menos”, calculou Alemão, considerando ainda os benefícios como mais tempo para descanso, lazer ou estudo.

Da Redação