Trabalhadores na Delga aprovam acordo de banco de horas e intensificam campanha de solidariedade
Acordo passa a vigorar a partir de 20 de maio, tem limite de 65 horas e servirá para todos os setores da fábrica, tanto produção como administrativo
Em assembleia na última segunda-feira, 6, os trabalhadores e trabalhadoras na Delga, em Diadema, aprovaram o acordo de banco de horas negociado pelo Sindicato com a direção da fábrica.
O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na fábrica, Claudionor Vieira, destacou se tratar de uma ferramenta de extrema importância, tanto para trabalhadores como para a empresa, que pode, inclusive, ser um mecanismo de proteção de emprego.
“Essa é mais uma importante conquista dos trabalhadores e trabalhadoras, que muitas vezes precisam resolver questões familiares, pessoais e não têm como utilizar essas horas ou esses dias. Agora todos na fábrica passam a ter essa condição. Trata-se também de um instrumento de flexibilidade que pode ser utilizado com segurança jurídica pela empresa e pelos trabalhadores e trabalhadoras em momentos difíceis de baixa demanda de produção”.
Segundo o dirigente, o acordo que passa a vigorar a partir do dia 20 deste mês tem limite de 65 horas e servirá para todos os setores da fábrica, tanto para a produção como para setores administrativos. Domingos, feriados e dias já compensados não entrarão no banco de horas.
Campanha de arrecadação
Os companheiros e companheiras da fábrica estão mobilizados para intensificar a campanha de solidariedade, organizada pelos Metalúrgicos do ABC, em prol da população do Rio Grande do Sul, estado gravemente atingido pelas fortes chuvas nos últimos dias. Na região, inclusive, há uma planta da Delga, localizada em São Leopoldo.
O coordenador do CSE, Diego Goulart, o Diegão, lembrou que já são várias famílias desabrigadas de trabalhadores na empresa. “Nossos irmãos da Delga Sul estão vivenciando um momento de calamidade devido à catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul, por isso estamos fazendo nossa campanha de doação. Vamos todos mostrar nossa solidariedade neste momento difícil”.
A campanha de solidariedade dos Metalúrgicos do ABC receberá os donativos na Sede, em São Bernardo, nas regionais (Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e nas fábricas com CSE (Comitê Sindical de Empresa). Na Delga, as arrecadações serão recebidas amanhã e sábado no estacionamento interno da empresa, que estará liberado exclusivamente para doações, e serão feitas na rampa nas saídas dos turnos. Podem ser doados cestas básicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, fraldas descartáveis, roupas e calçados.