Trabalhadores na DM Robótica aprovam acordo do PPE

Foto: Adonis Guerra

Companheiros na DM Robótica, em Diadema, aprovaram por unanimidade o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, durante assembleia na fábrica em dezembro passado.

Com a aprovação, estão previstas a re­dução da jornada de trabalho e salário em 25% para 13 metalúrgicos, com início em 1º de janeiro, e estabilidade de um ano.

“O Programa é fundamental para defender os empregos, é uma ofensiva anticrise para que seja a mais curta possível. É achar caminhos e valorizar o que temos de mais sagrado”, afirmou o coordenador de área da Regional Diade­ma, Claudionor Vieira do Nascimento.

O dirigente lembrou que “a luta é por medidas que estimulem a economia e toda a categoria está trabalhando pela retomada do crescimento”. Atualmente na base já são 11 empresas que aprovaram os acordos e aproximadamente 25 mil trabalhadores com empregos protegidos.

Em novembro, a presidenta Dilma Rousseff assinou a lei 13.189, que insti­tui o PPE. O Programa prevê a redução temporária de jornada de trabalho e de salário em até 30%, sendo que o Fun­do de Amparo ao Trabalhador, o FAT, complementa a metade dessa redução salarial.

O prazo de execução será até 31 de dezembro de 2017. As empresas podem permanecer no PPE por até 24 meses.

Da Redação.