Trabalhadores na Fiamm aprovam calendário 2026 e reforçam luta junto ao Sindicato

Acordo amplia segurança e fortalece direitos. Dirigente também chamou atenção para temas relacionados à saúde, como a campanha Novembro Azul

Trabalhadores e trabalhadoras na Fiamm, em São Bernardo, aprovaram no dia 6 o calendário de 2026 negociado pelo Sindicato com a direção da fábrica. Para o CSE (Comitê Sindical de Empresa) Josenildo de Lira Aristeu, o Nildo, o resultado reafirma a importância de construir acordos de forma coletiva e transparente, sempre com a participação da entidade que representa a companheirada.

Segundo o dirigente, “um acordo coletivo só tem legitimidade quando é construído com o Sindicato porque isso garante segurança para os trabalhadores e também estabilidade jurídica às empresas”. Nildo reforçou que fortalecer a organização sindical é essencial para manter direitos, ampliar conquistas e assegurar uma atuação firme em todas as pautas que envolvem a vida de quem depende do trabalho. “Temos um Sindicato atuante, presente e comprometido com a categoria, e isso precisa ser valorizado”, completou.

Durante a assembleia, o dirigente também chamou atenção para temas relacionados à saúde. Mesmo encerrado o Outubro Rosa, e já em andamento o Novembro Azul, ele destacou que campanhas de prevenção devem estar presentes o ano todo. “O representante sindical não cuida apenas de acordo e reivindicação; cuida também da saúde de quem está na fábrica”, afirmou.

Ele alertou sobre a importância de manter exames em dia e priorizar o bem-estar. Para Nildo, “é a saúde que permite acordar bem, trabalhar e garantir o sustento da família. A única forma de cuidar de quem a gente ama é, primeiro, cuidar da nossa própria saúde”.