Trabalhadores na Fundex estão paralisados há dois dias por PLR
Na Udinese e na Papaiz, proposta sai após paralisação. Acordos também foram aprovados na ABR e Malhe
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (21), os trabalhadores na Fundex, em Diadema, rejeitaram a proposta de PLR feita pela empresa e que já tinha sido reprovada na mesa de negociação. Com isso, eles decidiram continuar parados até que surja uma proposta decente.
A paralisação começou na segunda-feira, já que o pessoal aprovara o aviso de greve ainda na semana passada, logo após negociação entre Fundex e Sindicato. A assembleia de segunda apenas ratificou a decisão de cruzar os braços.
Sindicato e empresa voltaram a negociar nesta tarde. Os trabalhadores fazem assembleia na manhã de quarta-feira (23) para avaliar a proposta negociada.
Papaiz e Udinese
Em outras duas empresas de Diadema, o acordo só surgiu após muita luta. Os companheiros na Papaiz e na Udinese (que fazem parte do mesmo grupo) aprovaram o aviso de greve na semana passado, depois que a direção das empresas ofereceu valores muito abaixo da expectativa.
Por isso a fábrica amanheceu parada nesta terça e só no final da manhã a empresa melhorou a proposta. Levada à votação, a nova proposta foi aprovada.
“A companheirada está de parabéns. A mobilização foi fundamental para esta conquista”, afirma Claudionor Viera, diretor do Sindicato.
O acordo aprovado prevê os pagamentos em 10 de agosto e 11 janeiro 2010 e a garantia de que as horas paradas não serão descontadas.
Acordos aprovados na ABR e Mahle
Em outra assembleia realizada na manhã desta terça, os trabalhadores na ABR, autopeças de São Bernardo, aprovaram a proposta de PLR negociada entre o Sindicato e a empresa.
Segundo Reginaldo Bandeira, o Régis, do Comitê Sindical, só com a mobilização da companheirada a fábrica começou a baixar as restrições que havia levantado no início das negociações.
“Nossa vitória só foi confirmada quando conseguimos flexibilizar as metas finais”, afirma o dirigente. Ele lembra o pessoal que os pagamentos acontecem em agosto e em março.
Mahle
Após rejeitar a primeira proposta de PLR, os trabalhadores na Mahle, autopeças em São Bernardo, aprovaram, em assembléia na última quarta-feira, a nova proposta que surgiu após negociações tensas entre o Comitê Sindical e a fábrica.
A primeira parcela será paga nesta quinta-feira (23) e a segunda em 8 de janeiro de 2010. Hoje, o Comitê Sindical estará na entrada do restaurante fazendo sindicalização.
“Não deixe de ficar sócio”, incentiva o coordenador do CSE, Amarildo Sesário de Araújo. “Quem se associar até o próximo dia 30 terá a devolução das taxas negociais”, afirma.
Da Redação