Trabalhadores na Irbas recebem ‘Tribuna na Mão’ e Sindicato fala sobre organização no local de trabalho

Direção conversou com os companheiros na fábrica, que produz peças para linha branca e veículos leves, sobre sindicalização e lutas da categoria

A Diretoria Executiva do Sindicato entregou na manhã desta quarta-feira, dia 13, a ‘Tribuna na Mão’ aos trabalhadores na Irbas, em São Bernardo. Segundo o coordenador da região, Jonas Brito, esta é uma fábrica importante, mas tem um histórico difícil para discutir acordos”, contou o dirigente.

“É uma empresa que a gente precisa avançar em pautas básicas ainda, como Participação nos Lucros e Resultados. Para isso, o Sindicato precisa estar próximo dos trabalhadores e os trabalhadores próximos ao Sindicato”.

“A Tribuna na Mão é uma dessas chances de fazer este trabalho de base, dialogar sobre a importância da organização no chão de fábrica e como avançar nas negociações e conquistas dos direitos”.
Hoje a Irbas conta com, pelo menos, 230 trabalhadores e trabalhadoras e produz peças para linha branca e veículos leves, como motos. Cerca de 80% da produção vai para Mercedes, na região, para as áreas de motores e estamparia.

Conscientização
O dirigente lembrou que esse compromisso semanal da ‘Tribuna na Mão’ é importante para que todos nunca esqueçam que são bem representados. “O trabalhador precisa estar disposto a se organizar internamente e assim garantir a representação sindical no local de trabalho. A sindicalização é um dos apoios fundamentais para fortalecer seus direitos na fábrica e, por isso, há esta conscientização pelos representantes dos Metalúrgicos do ABC. Fique sócio e garanta todos os benefícios”.

“E graças a esse apoio é que nós conseguimos negociar a PLR, a redução da jornada de trabalho, o calendário anual com dias-pontes. Esses são alguns exemplos que deixam claro as ações efetivas quando a representação senta para conversar com a fábrica e avança com essas e outras pautas nas mesas de negociações”, contou o dirigente.

Além da representatividade, os Metalúrgicos do ABC têm uma série de convênios e serviços que beneficiam os trabalhadores, como os departamentos Jurídico e Saúde do Trabalhador; a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” na Regional Diadema, com cursos em parceria com o Senai; a Engrenagem Cultural; e muito mais. Sindicalize-se! Acesse smabc.org.br/ficha-de-sindicalizacao/ ou ligue 4128-4200 e peça para falar com a Assessoria de Base para mais informações.