Trabalhadores na Isringhausen aprovam acordo de PLR e vale-alimentação por três anos

Em 2024, a primeira parcela será paga em outubro e a segunda em abril de 2025. No ano que vem, a primeira será quitada em outubro e a segunda em abril de 2026

Foto: Adonis Guerra

Em Diadema, os trabalhadores na Isringhausen aprovaram na última sexta-feira, 14, proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) por três anos negociada pelo Sindicato com a empresa. Para 2024, a primeira parcela será quitada em junho e a segunda em janeiro de 2025. No ano que vem, a primeira em junho e a segunda em janeiro de 2026.

Em 2026, a empresa segue o mesmo calendário de pagamento dos anos anteriores: junho de 2026 e janeiro de 2027. A PLR deste ano terá aumento real. Em 2025 e 2026, o reajuste seguirá o índice conquistado na Campanha Salarial dos respectivos anos. A luta do CSE (Comitê Sindical de Empresa) junto aos trabalhadores garantiu ainda reajuste no vale-alimentação, com aumento bem acima da inflação no primeiro ano, e conforme reajuste da Campanha Salarial nos dois anos seguintes.

Foto: Adonis Guerra

“Quem ficar sócio do Sindicato até 24 de junho não paga contribuição negocial”, avisou o CSE na Isringhausen, Josivan Nunes do Vale, o Cachoeira. “Conseguimos renovar o acordo por mais três anos, com melhora na PLR e no vale-alimentação, prioritariamente”.

“Em reunião na Regional Diadema junto à base, definimos um norte às negociações com a direção da fábrica para garantir essas conquistas. O nosso último acordo também foi por três anos e os ganhos que tivemos não foram suficientes para atender à expectativa dos trabalhadores. Então, fizemos a conta em relação à inflação dos últimos períodos para a reposição na PLR e no vale-alimentação. Foi uma grande vitória!”.

Mobilização

Foto: Adonis Guerra

“Só conseguimos tudo isso porque estamos na luta juntos, CSEs e trabalhadores na Isringhausen. As mesas de negociações não foram fáceis, tivemos que rejeitar as propostas anteriores e fomos construindo aos poucos”, disse o CSE Robson dos Santos Assis.

“Por isso, é tão importante ser sócio e sócia do Sindicato, pois fortalece as mesas de negociações para acordos coletivos, PLR, férias, calendário de dias ponte, vale-alimentação, dentre tantos outros direitos, quanto dá acesso aos inúmeros benefícios que o Sindicato oferece à categoria, como Clube de Campo, Colônia de Férias, descontos a partir de convênios e parcerias, atendimento aos departamentos Jurídicos, de Saúde do Trabalhador e muito mais”.

Representação

Para o coordenador de área, João Paulo Oliveira dos Santos, o acordo só mostra o quão importante é uma representação no local de trabalho. “O CSE organizou os trabalhadores de tal forma que deu a possibilidade de conquistar um acordo forte e estruturado, que se tornou referência na nossa região. Apenas a organização da classe trabalhadora é capaz de confrontar a opressão do sistema capitalista. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras na Isringhausen e, principalmente, aos CSEs Robson e Cachoeira”.