Trabalhadores na LC aprovam PLR e Metalúrgicos do ABC chamam para sindicalização
Valor será pago em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em fevereiro de 2025. Quem ficar sócio este mês, não paga contribuição negocial
Os trabalhadores na LC Montagem, em São Bernardo, aprovaram, por unanimidade, em assembleia na tarde de ontem proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), por um ano negociada pelos Metalúrgicos do ABC com a empresa. O valor será quitado em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em fevereiro de 2025. O trabalhador e a trabalhadora que ficar sócio do Sindicato ainda este mês, não paga contribuição negocial.
“Esta é a segunda vez que negociamos com a LC e, graças ao apoio e unidade da companheirada, conquistamos um aumento significativo no valor ante 2023”, celebrou o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito. “A comissão negociadora de PLR teve ainda um papel fundamental a cada rodada de negociação com a fábrica. Para garantirmos cada vez mais direitos, a sindicalização é o melhor caminho. Seja sócio e sócia do Sindicato e fortaleça a luta na LC”.
Além da representatividade, dos acordos coletivos, PLR, Campanha Salarial e organização no local de trabalho, o Sindicato também tem uma série de convênios e serviços que beneficiam os trabalhadores.
“Estamos trabalhando para ampliar esses benefícios em todas as áreas, como alimentação, saúde, cultura, educação, lazer e serviços”, reforçou o dirigente. Informações pelos telefones 4128-4200 na Sede, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; ou acesse smabc.org.br/sindicalize-se.
Campanha Salarial
Também foi aprovada a disposição de mobilização e de luta dos trabalhadores para que a Campanha Salarial tenha um desfecho que contemple os mais de 180 mil metalúrgicos e metalúrgicas na base da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos). A entidade defende que as CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) sejam assinadas no início de setembro, que marca a data-base da categoria.
“Seguimos firmes na luta pela valorização da classe trabalhadora metalúrgica e com o compromisso de fechar a Campanha Salarial o quanto antes. Nossa mobilização é permanente e não pode parar”, explicou Jonas.
Em dez meses, entre setembro de 2023 e junho deste ano, o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é de 3,58%. A Campanha Salarial tem como slogan “Unidade e Luta – Vamos Conquistar a Nossa Parte”. Os principais eixos negociados com as bancadas patronais são valorização das Convenções Coletivas, reposição da inflação, aumento real, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e queda da taxa de juros, a Selic.