Trabalhadores na Mercedes aprovam acordo que garante 100% de salário líquido na pandemia
Em assembleia virtual realizada no último dia 25, os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, aprovam proposta de acordo negociada entre o Sindicato e a empresa que estabelece prorrogação por dois meses da suspensão temporária de contrato, redução de jornada e layoff com a manutenção de 100% do salário líquido. O acordo também prevê garantia de retorno ao trabalho para todos envolvidos.
O coordenador do CSE na montadora, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max destacou a importância de manutenção do salário e retorno ao trabalho em um momento de acirrada crise econômica sem previsão de término. “Os efeitos negativos da pandemia persistem, o volume de produção ainda não foi recuperado em sua totalidade. Tem melhorado um pouco a produção de caminhões, mas a de ônibus piora a cada dia, a situação ainda é muito difícil, sem perspectiva para recuperar esse estrago econômico. Diante disso, essa negociação vem trazer tranquilidade aos companheiros e companheiras, ao menos no que diz respeito a salário e emprego”.
O dirigente acrescentou que também houve uma discussão importante para os trabalhadores contratados por tempo determinado. “O acordo firmado em abril garantiu a renovação do contrato deles por três meses, não sendo possível a efetivação no momento, foi acertada a manutenção do plano de saúde até dezembro deste ano e o compromisso de prioridade para esses trabalhadores na abertura de novas vagas”.