Trabalhadores na Metaltork aprovam disposição de luta por melhores condições de trabalho
Em assembleia na manhã de ontem, os trabalhadores na Metaltork, em Diadema, aprovaram a disposição de luta por melhorias no ambiente de trabalho e reforçaram o apoio ao Sindicato nas negociações com a fábrica.
O diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, dialogou com os trabalhadores e colocou os encaminhamentos em votação.
Entre as reivindicações está a construção de um vestiário feminino adequado, já que houve contratações de trabalhadoras para a produção.
O coordenador de área da Regional Diadema e CSE na Metaltork, João Paulo Oliveira dos Santos, lembrou que a empresa tinha um grande número de trabalhadoras que foi se reduzindo com o tempo.
“Já vínhamos cobrando a retomada da contratação de mulheres há anos e queremos que cada vez mais esse número aumente. Mas é preciso dar condições iguais com um vestiário amplo que comporte todas elas. Quando a empresa faz uma mudança em sua estrutura visando à produção, ela acontece rapidamente. Mas quando é para mudar o ambiente dos trabalhadores, não tem agilidade”, afirmou.
Na pauta de luta também está a melhoria do restaurante e a participação nas discussões de valores do plano de saúde.
Outro ponto discutido foram as denúncias recebidas de práticas antissindicais. “Estamos avaliando quais medidas tomar sobre essas denúncias. Os trabalhadores não vão ficar à mercê da empresa e já aprovaram que o Sindicato tome as ações que forem necessárias para fazer o enfrentamento”, concluiu.