Trabalhadores na Panex retornam ao trabalho após paralisação

(Foto: Edu Guimarães)

A produção na empresa de origem francesa SEB (de­tentora da marca Panex), em São Bernardo, foi retoma­da ontem, após paralisação motivada pelo anúncio de transferência da planta para Itatiaia, no Rio de Janeiro. No início da manhã, repre­sentantes do Sindicato reali­zaram uma assembleia com os trabalhadores para tirar os encaminhamentos.

“Segundo a empresa, a decisão está tomada, por isso a negociação não será fácil, mas vamos buscar canais para reverter essa situação. As conversas têm sido muito duras. Continuaremos fazen­do o que é o papel do Sin­dicato e levaremos o debate para os franceses”, declarou o diretor executivo do Sindi­cato e trabalhador na Panex, José Paulo da Silva Nogueira, o Zé Paulo.

“Se insistirem no discurso de fechar a fábrica, eles terão que gastar muito dinheiro, não vamos aceitar qualquer acordo. Tudo o que fizemos até aqui foi para fortalecer a negociação. O Comitê Sindi­cal estará na mesa brigando”, destacou.

RESISTÊNCIA

O anúncio de fechamento da planta de São Bernardo foi feito no último dia 16, no mesmo dia, amparados pelo Sindicato, os companheiros iniciaram um processo de resistência e fizeram vigília na porta da fábrica.

No dia seguinte, o Sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores e tirou os encaminhamentos de luta. Na segunda-feira, quando começaram as negociações, os trabalhadores decidiram suspender temporariamente a vigília e a produção na empresa.

No comunicado, a Panex afirma que a mudança acon­tecerá até dezembro de 2017.

Da Redação