Trabalhadores na Rassini aprovam renovação do PPE
Foto: Edu Guimarães
Os companheiros na Rassini, em São Bernardo, aprovaram a renovação do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, em assembleia na manhã de ontem. Os trabalhadores na empresa foram os primeiros na base a aderir ao Programa e são os primeiros a renová-lo.
O primeiro acordo foi aprovado no dia 5 de agosto com duração de quatro meses e estabilidade até 31 de janeiro. Com a renovação, as bases do PPE mudaram e a redução de jornada e de salário passou de 15% para 20%. O Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT, complementa a metade dessa redução.
“A Rassini é uma empresa de molas automotivas que atende principalmente o setor de caminhões, que foi muito afetado pela queda na produção”, destacou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
“A renovação do PPE por nove meses a partir de janeiro foi muito importante, pois garante estabilidade aos trabalhadores até fevereiro de 2017”, afirmou.
Pelo Programa, os trabalhadores têm estabilidade no emprego durante a vigência do acordo e por mais um terço do período.
“A garantia de emprego iria até dezembro de 2016 e conseguimos negociar a extensão por mais dois meses além do previsto no Programa”, explicou o coordenador de área, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.
A presidenta Dilma Rousseff assinou a Medida Provisória nº 680/15, que institui o PPE, no dia 6 de julho. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 14 de outubro e seguiu para votação no Senado. Até o fechamento desta edição da Tribuna o Programa continuava sendo votado.
O prazo final de adesão ao PPE passou de 31 de dezembro deste ano para 31 de dezembro de 2016. O prazo de execução do Programa será até 31 de dezembro de 2017 e as empresas podem permanecer nele por até 24 meses.
O PPE é um programa do governo federal que tem o objetivo de preservar empregos durante períodos de retração da atividade econômica e, com isso, contribuir para a própria recuperação da economia. Ao todo, cerca de 25 mil trabalhadores em nove empresas da base estão no Programa.
Da Redação.