Trabalhadores na SAAB aprovam acordo de PLR
Fábrica que emprega em torno de 100 trabalhares produz para indústria aeronáutica
Em assembleia realizada na manhã de ontem, os trabalhadores e trabalhadoras na SAAB, em São Bernardo, aprovaram o acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociado pelo Sindicato com a direção da fábrica. O valor será pago em duas parcelas, sendo a primeira em agosto deste ano e a segunda em março de 2025.
A empresa, que emprega em torno de 100 trabalhares, produz para indústria aeronáutica na fabricação da fuselagem – o corpo da aeronave traseiro e dianteiro além – de freios e sensores para radar.
O coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, contou que o processo de negociação durou aproximadamente um mês e meio e detalhou os desafios para chegar a um valor que contemplasse os anseios da companheirada.
“O primeiro obstáculo para chegarmos a um bom resultado foi o fato de a inflação do período estar em um índice irrelevante. Porém, após algumas conversas, a direção da empresa entendeu que deveria fazer algo que fosse bom para todos. Depois de um bom período de diálogo, foi construída essa proposta com um reajuste significativo em relação ao ano passado”.
Tião aproveitou para parabenizar aqueles que se empenharam para chegar a esse resultado. “Foi uma negociação vitoriosa para os trabalhadores. Todos os envolvidos tiveram um papel muito importante na construção e no debate com a fábrica”.
Durante a assembleia, os dirigentes conversaram com os trabalhadores também sobre o funcionamento da organização do Sindicato, desde a direção executiva como também das representações internas nas fábricas onde existem os comitês sindicais.