Trabalhadores na Scania aprovam ajuste no acordo de flexibilidade
Dirigentes reforçaram a importância do acordo para atravessar momentos de dificuldades, garantir emprego, renda e produção
Os trabalhadores na Scania, em São Bernardo, aprovaram o ajuste no acordo de flexibilidade em assembleia na tarde de sexta-feira, 26.
O coordenador da representação na Scania, Francisco Souza dos Santos, o Maicon, destacou a importância do acordo para atravessar momentos de dificuldades, com a preservação de empregos, renda e produção.
“Temos que relembrar meados de março de 2020, quando a pandemia chegou ao país e a crise econômica se agravou. Os trabalhadores nos procuravam com medo de perder a vida ou pegar a doença e transmitir aos familiares, matar o pai, a mãe. Nós paramos a produção porque a vida vem em primeiro lugar e isso foi possível, sem redução de salários, devido ao nosso acordo de flexibilidade”, afirmou.
“Com a falta de peças, a ausência de políticas públicas para a indústria e uma imprevisibilidade muito grande de produção, o que não é bom nem para os trabalhadores nem para a empresa, buscamos caminhos para passar por este momento com o ajuste no acordo para garantir empregos, renda e produção”, explicou.
O ajuste contempla um valor adicional na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) condicionado ao volume de produção. Também foi aprovada a compensação de horas nos dias de jogos da Copa do Mundo. O acordo existe desde 2013.
Papel dos trabalhadores
O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, destacou a conjuntura nacional e a importância da participação dos trabalhadores.
“O Sindicato dialoga constantemente para encontrar soluções e defender os trabalhadores, já que não existem políticas públicas de governo. Sofremos ataques com as aprovações das reformas Trabalhista e da Previdência e medidas que retiram direitos. Cada dia vemos mais gente nas ruas, a fome aumentando e mais pessoas precisando de doações”, ressaltou.
“Por isso, temos que estar atentos às eleições, entender qual é a disputa e o papel de cada trabalhador e trabalhadora na busca por melhores condições de trabalho e de vida para suas famílias. O maior exercício de poder do povo na democracia é o voto, temos que exercer esse direito com consciência e votar em deputados, senadores, governador e presidente que tenham compromisso com os trabalhadores”.
Superamigos
O presidente da ONG Superamigos e CSE na Scania, Claudio Roberto Ribal, agradeceu os trabalhadores pela arrecadação de 500 cestas básicas. “Agradeço as doações em nome das pessoas que estão passando dificuldades, é muita emoção chegar com os alimentos para uma mãe que ficou sem jantar para que os filhos pudessem comer ou que colocou as crianças para dormir mais cedo para que não pedissem comida que não tinha”, disse.