Trabalhadores na Scania aprovam mudança de plano de saúde

(Foto: Adonis Guerra)

Em assembleia na segunda, dia 15, os trabalhadores na Scania, em São Bernardo, apro­varam a mudança do plano de saúde da empresa.

“É uma alteração devido às constantes reclamações dos companheiros em relação ao que tínhamos antes, o que motivou a discussão de um novo modelo de plano médi­co”, afirmou o coordenador da representação na Scania, Regis Guedes.

As negociações com a em­presa iniciaram no ano passado. “A rede de atendimento cre­denciada vinha sendo reduzida sistematicamente com o passar dos anos, com a perda de hospi­tais e clínicas disponibilizadas”, contou.

A partir de então, os repre­sentantes dos trabalhadores estiveram por diversas vezes reunidos com a empresa para tentar encontrar uma saída que atendesse à reivindicação dos metalúrgicos na Scania.

“Como a melhoria do plano de saúde não era possível, a empresa sugeriu a mudança de plano, que foi aprovada pelos trabalhadores na assembleia”, explicou.

A mudança de um modelo de gestão da própria empresa para um plano de saúde está prevista para começar a valer a partir de outubro. O trabalha­dor terá três opções de planos, um regional gratuito e os outros dois nacionais, enfermaria ou apartamento, com contribuição mensal.

“Por conta da negociação do Sindicato, conseguimos manter o beneficio de a empresa custe­ar 50% de medicamentos com receita médica”, explicou.

O SUR acompanhará todo o processo de transição entre os planos, para garantir que a expectativa dos trabalhadores seja atendida.

Durante a assembleia, o dirigente também abordou os debates sobre questões eco­nômicas. “A mobilização dos companheiros na empresa será fundamental para fortalecer as discussões”, concluiu.

Da Redação