Trabalhadores na Soma aprovam acordo de sábados alternados

Os trabalhadores na Soma, em Ribeirão Pires, aprovaram a renovação do acordo de sábados alternados em assembleia na tarde de ontem, com validade de dois anos.

Foto: Adonis Guerra

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, destacou a importância das lutas e falou sobre a situação dos trabalhadores.  

“Temos um processo grave de desindustrialização no país por falta de políticas para a indústria, tivemos o anúncio da saída da Toyota da região, que o Sindicato está lutando fortemente para reverter. E ao invés de fazer algo pela indústria brasileira, esse governo só piora a situação ao querer zerar a taxa de importação de ônibus elétricos, quer gerar empregos e desenvolvimento na China, não no Brasil”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

“Por isso a importância de estarmos sempre na luta pelos direitos e pela indústria nacional. Se não tiver indústria forte, não têm trabalhadores nem direitos”, explicou.

O dirigente ressaltou que os sábados alternados são uma conquista. “Só quem trabalha ou já trabalhou todos os sábados sabe o valor desse acordo, do quanto é bom poder estar com a família, curtir e se programar para sair. Considero uma das maiores conquistas nas negociações por envolver redução de jornada de trabalho e é preciso valorizá-la, não é porque já existia que é regra, é tudo fruto de negociação e luta”, concluiu.