Trabalhadores na Toyota aprovam proposta negociada pelo Sindicato
Após intensas negociações entre o Sindicato e a Toyota, em São Bernardo, durante a semana passada, os trabalhadores aprovaram a proposta apresentada em assembleia na manhã de ontem.
Os Metalúrgicos do ABC receberam a informação da transferência da sede administrativa da montadora e 600 trabalhadores do administrativo para Sorocaba, além de 300 demissões, na sexta-feira retrasada. No dia 21, os trabalhadores aprovaram em assembleia o início do processo de negociação pelo Sindicato na tentativa de reverter a decisão da montadora.
A proposta aprovada ontem trata da abertura de um PDV para 130 companheiros para quem quiser se desligar ou não quiser a transferência para o Sorocaba. Serão 490 transferências para Sorocaba.
Para os trabalhadores que decidirem pela transferência, foram definidas as regras e valores adicionais, além de garantir a estabilidade para esses trabalhadores por um ano.
Na negociação, também foi reafirmado o compromisso da fábrica de a Toyota continuar a produzir em São Bernardo.
“Estabelecemos que será formada uma mesa conjunta para discutir e definir novos produtos, quais peças serão trazidas para cá tanto do carro que está em fase de projeto quanto do veículo que está sendo discutido e que deve ser produzido no Brasil”, afirmou o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.
“A nossa ideia é trazer mais componentes, conjuntos e subconjuntos para aumentar a produção da unidade de São Bernardo e, assim, garantir o futuro da fábrica”, explicou.