Sindicato debate políticas públicas de incentivo à Indústria 4.0 no Brasil
Na manhã de ontem foi realizada nova palestra do ‘Ciclo de Debates Indústria 4.0’, promovido pelo Sindicato em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista). No encontro virtual foram abordadas as iniciativas públicas do 4.0 no Brasil.
Os encontros são coordenados pelo diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, que destacou a importância de debater o sindicalismo em relação à Indústria 4.0.
“Esse tema vem sendo muito debatido, já existem negociações a respeito da implementação em algumas empresas. Tendo isso em vista, nossa ideia é utilizar esse ciclo para condensar as informações e definir qual será o rumo do sindicalismo com o avanço da indústria 4.0”.
A palestrante, Ana Cristina Costa, Coordenadora de Estratégia Industrial e Desenvolvimento da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior no BNDES, afirmou que não existe facilidade para implantar a indústria 4.0 no país.
“O Brasil tem um grande desafio operacional. Isso não ocorre só aqui, mas aqui há um desafio maior. Na Alemanha, onde começou a indústria 4.0, ainda existe um percentual muito baixo de empresas 4.0”.
Ana analisou ainda que os avanços tecnológicos são resultado de políticas industriais. “Muito se fala que essa quarta revolução industrial é uma onda contínua, mas na verdade é o resultado de uma política industrial das grandes nações”.
O próximo encontro será no dia 13 de outubro, e debaterá a Internet das Coisas.