Trabalhadores na Usimatic conquistam sábado alternado

Folgas começarão a valer entre 30 e 45 dias, assim que DRT registrar o acordo

Uma luta de vários anos chegou ao fim ontem na Usimatic, empresa do grupo 10 com 220 trabalhadores em São Bernardo. Por unanimidade, foi aprovada em assembleia a proposta negociada pelo Sindicato com a empresa que garante sábados livres aos companheiros a cada 15 dias.

A folga começará assim que a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) registrar o acordo, o que deve acontecer entre 30 e 45 dias. Os trabalhadores compensarão no sábado a folga do sábado seguinte.

Apesar de antiga, a luta pelos sábados alternados pegou fogo há dois anos, quando o pessoal na fábrica realizou plenária na Regional Diadema e aprovou pauta com essa reivindicação, que o Sindicato encaminhou para a empresa.

Problemas
Em resposta, os patrões alegaram problemas legais para aceitar o pedido, mas a mudança na portaria que colocava restrições a essa possibilidade fez com os trabalhadores aumentassem a pressão, até chegar a conquista.  

“O sábado alternado só saiu porque a empresa percebeu que a reivindicação não era do Sindicato, mas de vocês”, afirmou Moisés Selerges, coordenador de base de São Bernardo. “Na hora em que a Usimatic percebeu que, ou negociava ou teria problemas, saiu o acordo”, disse.

“Mas a luta não acabou”, prosseguiu o dirigente. “Ainda falta conquistarmos o vale compra”, concluiu Moisés.

Na mesma assembleia, o pessoal na aprovou a PLR de 2010. Os pagamentos sairão em 20 de setembro e 18 de fevereiro.

Agora, no sábado, família, churrasco e samba
“Como eu dedico os domingos aos parentes, vou aproveitar a folga para ficar com minha mulher e meu filho”.
Daniel Lima Alencar, o Magrão, soldador.

“Faz 15 anos que não tenho um sábado livre. Já combinei com os demais companheiros na fábrica para fazer um churrasco na primeira folga”.
Josevevaldo Rocha da Silva, o Bahia, soldador.

“Quero aproveitar ao máximo. De cara, vou levar meu garoto, de 25 dias, para ouvir meu grupo de pagode e curtir um samba”.
José Augusto Jesus de Souza, o Barackobina, operador de máquinas.