Trabalhadores na Usina Design aprovam PLR e reforçam mobilização por mais direitos
Valor será pago em duas parcelas: a primeira em agosto deste ano e a segunda em fevereiro de 2026. Também foi aprovada a contribuição negocial

Em assembleia realizada nesta terça-feira, 1º, os trabalhadores e trabalhadoras na Usina Design, em São Bernardo, aprovaram a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para 2025, negociada pelo Sindicato com a direção da fábrica. O valor será pago em duas parcelas: a primeira em agosto deste ano e a segunda em fevereiro de 2026. Também foi aprovada a contribuição negocial.
O coordenador de área, Marcelo Pereira dos Santos, explicou que o processo de negociação foi marcado por muitas dificuldades. “Foram várias reuniões com a empresa, que alegou oscilação no mercado, problemas com exportações e os impactos da taxação do aço. A proposta inicial previa apenas a reposição pela inflação. A nossa luta era por aumento real”, afirmou.
Mesmo sem o reajuste acima da inflação, o acordo garantiu a reposição pela data-base do ano anterior. Além disso, ficou estabelecido o compromisso de retomar, em novembro, o debate sobre a implementação do vale-alimentação, pauta fundamental para os trabalhadores.
“Também discutimos a Campanha Salarial, que está em curso, com a pauta já entregue aos grupos patronais. A fábrica pertence ao Grupo 10, que há anos não assina a Convenção Coletiva, mas costuma seguir os reajustes firmados por outros grupos”, completou o dirigente.
Marcelo reforçou ainda a importância da sindicalização para fortalecer a luta por direitos. “Só com unidade e participação ativa é possível avançar. Seja sócio do Sindicato!”, concluiu.