Trabalhadores na Volks aprovam sábados adicionais de produção em abril
A proposta ainda garante para a categoria a folga dos feriados prolongados da Semana Santa e do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores
Os trabalhadores na Volkswagen de Taubaté aprovaram em assembléias com os três turnos da empresa nesta quinta-feira (26) a proposta de sábados adicionais de produção para o mês de abril, com pagamento de adicional de 75% para os dias 4, 18 e 25 e de 130% para os dias 13 e 21 de abril.
A proposta ainda garante para a categoria a folga dos feriados prolongados da Semana Santa e do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, a proposta foi negociada devido à grande demanda de mercado da montadora pelos modelos Gol e Voyage produzidos na fábrica de Taubaté.
“Essa demanda da Volks deixa clara a recuperação do setor automobilístico e temos a certeza de que a economia brasileira tem fôlego para se recuperar em breve da crise, com a geração de mais postos de trabalho e renda para os trabalhadores”, disse Isaac.
Vale ressaltar ainda que o pagamento destes adicionais também vai garantir o aquecimento da economia de Taubaté e região em setores como o comércio e os serviços.
O aumento nas vendas é resultado da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) porque ela beneficia diretamente o consumidor, estimulando a produção e o aquecimento da economia.
“O Sindicato e a CUT apóiam a prorrogação da redução do IPI, porém, exigimos contrapartidas sociais como a manutenção do nível de emprego dos trabalhadores”, afirma ainda Isaac. A Volkswagen de Taubaté tem cerca de 5.200 trabalhadores.
Dos Metalúrgicos de Taubaté