Trabalhadores na Volks conquistam acordo com investimentos e produção dos primeiros veículos híbridos da região
Negociação com Sindicato garante extensão do prazo do acordo vigente até 2028 e investimentos em novos produtos

Em assembleia realizada na tarde de ontem, os trabalhadores na Volks, em São Bernardo, aprovaram a proposta negociada entre o Sindicato e a direção da montadora para a extensão do acordo de 2025 até 2028. Entre os destaques está a garantia de investimento em uma nova plataforma na planta Anchieta para produção de dois carros híbridos, a partir de 2027, com a criação de 111 novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos.
Além disso, a negociação prevê a efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários; cláusulas econômicas como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a inclusão de cláusulas sociais para os próximos anos.

A negociação estabelece também mudanças nos parâmetros do PDV (Programa de Demissões Voluntárias) na montadora e da efetivação dos trabalhadores na unidade.

“Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera as oportunidades de crescimento do setor de autopeças do ABC. Acordo esse extremamente importante para os trabalhadores na Volks, para o ABC e todo o país”, afirmou o diretor administrativo do Sindicato e CSE na Volks, Wellington Messias Damasceno.
O dirigente lembrou que a região tem sido destaque negativo no noticiário e reforçou que essa pode ser a oportunidade para mudar esse cenário. “O Brasil ainda não conseguiu se recuperar dos ataques dos últimos anos, o ABC tem sido notícia pela perda da relevância industrial e esse acordo pode vir a dar a condição de retomarmos um processo de reindustrialização, sobretudo na nossa região”.
O coordenador-geral da representação na Volks, Marlon Augusto Silva, ressaltou a relevância da conquista, as dificuldades no processo de negociação e lembrou que a proposta atende aos anseios dos trabalhadores.

“Desde o início tínhamos a ciência da importância e da dificuldade dessa negociação que envolvia as quatro plantas”.
“Depois de anos para manter a fábrica, agora conseguimos aprovar um acordo que dá previsibilidade, traz ganho econômico, garante empregos e não permite que a fábrica faça desligamentos. Era isso que a companheirada queria”, finalizou.
Atualmente a planta da Volks em São Bernardo conta com 8,2 mil trabalhadores, sendo cerca de 5 mil no chão de fábrica.