Trabalhadores na Volks retornam à jornada de trabalho completa este mês
“A direção da fábrica já havia assinalado que o mês de setembro seria trabalhado cheio, sem redução de jornada."
Após um período de férias coletivas na Volks e redução de jornada, em julho e agosto, por conta da falta de componentes eletrônicos e peças, os trabalhadores voltam neste mês de setembro à jornada de trabalho integral.
No mês de junho, os Metalúrgicos do ABC negociaram com a direção da fábrica a redução de jornada com redução de salário para passar pelo período de instabilidade.
O coordenador da representação, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, explicou que, apesar de problemas políticos para escoar a produção de carros na Argentina, o Sindicato bateu o pé e o mês será trabalhado cheio.
“A direção da fábrica já havia assinalado que o mês de setembro seria trabalhado cheio, sem redução de jornada. A surpresa que tivemos é que a Volks não conseguiu atracar o navio na Argentina por questões políticas, por falta de relações de nações, e esse problema não pode ser dos trabalhadores”, explicou.
O dirigente reforçou que é preciso achar uma solução para escoar a produção sem que haja prejuízo aos companheiros e companheiras. “Quando olhamos uma situação como essa dos semicondutores, que é mundial, temos o entendimento que tem que haver redução de salário, de jornada para atravessar a crise, e temos um acordo que regula tudo isso. Mas não dá, por um motivo como esse, ter discussão de jornada de trabalho”.
De acordo com Bigodinho, haverá análise mês a mês para avaliar o cenário e decidir se a produção cheia será mantida.
Calendário de Copa
Foi votada em assembleia que o Sindicato discuta com a empresa uma proposta de compensação de horas para que os trabalhadores possam assistir aos jogos da Copa, desde que não haja expediente aos sábados.