Trabalhadores nas empresas Soma e Heliotec aprovam PLR
Como as fábricas estão sem CSE, foi montada uma comissão que tiveram papel fundamental nas negociações

Em assembleia realizada na última quinta-feira, dia 16, os trabalhadores e trabalhadoras nas empresas Soma e Heliotec, em Ribeirão Pires, aprovaram a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada entre o Sindicato e a direção das fábricas. O valor acordado será pago em parcela única em janeiro. Também foi aprovada a contribuição negocial.
O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, destacou a preocupação com o tarifaço. “Estamos tratando desse tema justamente porque há uma preocupação com o impacto que essa taxação pode trazer no dia a dia de cada companheiro e companheira, seja na manutenção do emprego, seja nas nossas conquistas, como uma PLR maior. Recentemente, tivemos conversas com o governo federal sobre linhas de crédito e programas de proteção que possam garantir estabilidade para as empresas e para os trabalhadores”.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, ressaltou a importância da conquista, mesmo sem a presença de um membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na fábrica. “É muito complicado discutir qualquer situação depois da saída do CSE, que se aposentou. Fica mais difícil tratar dos assuntos dentro da empresa estando do lado de fora. O ideal é sempre ter um CSE ou um diretor ali, no dia a dia, participando das discussões, porque isso dá mais respaldo”.

Marquinhos contou que, diante dessa ausência, foi montada uma comissão de quatro trabalhadores, três homens e uma mulher, que teve papel fundamental nas negociações. “Mesmo com todas as dificuldades, foi uma negociação vitoriosa, ainda mais por ser uma empresa que foi afetada pelo tarifaço vindo dos Estados Unidos”.