Trabalhadores querem garantias
A CUT, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) e nosso Sindicato divulgaram nota aprovando as medidas do governo federal de redução do IPI e cobrando dos setores beneficiados a garantia de emprego aos trabalhadores.
As entidades avaliam que o conjunto de medidas está em sintonia com a defesa de emprego e salário e aponta para a superação definitiva da crise.
Mas, de todos os setores beneficiados, apenas as montadoras e os fabricantes de motos assumiram compromisso de garantir o nível de emprego.
“O movimento sindical cutista pressionará para que todos adotem essa contrapartida social e vai cobrar do governo federal atuação para construir os acordos de preservação de empregos”, diz a nota.
Redução dos juros
As entidades alertam ainda que os setores já beneficiados devem repassar as isenções tributárias para o preço final de seus produtos e querem do setor financeiro a redução das altas taxas de juros e de tarifas.
“A superação da crise se dará com medidas ousadas, que levem em consideração as contrapartidas sociais nos investimentos e beneficios concedidos com dinheiro público”, conclui a nota.