Trabalhadores temem que fábrica da BYD na Bahia se torne centro de distribuição

Em nota, sindicato se mostra apreensivo a respeito do volume de unidades importadas e demora para início da produção local em Camaçari

Representantes dos trabalhadores estão preocupados com os rumos da fábrica da BYD instalada em Camaçari, na Bahia, a qual ainda seguem em construção e que, portanto, ainda segue sem atividades produtivas. Na segunda-feira, 5, o presidente do sindicato local dos metalúrgicos, Julio Bonfim, divulgou uma nota na qual a entidade expressa receios a respeito da unidade.

Segundo o texto, os trabalhadores temem que a unidade da BYD na Bahia se torne no futuro uma espécie de centro de distribuição de peças e de veículos produzidos na China. E não localmente como se espera. “O que está em jogo é saber se Camaçari será, de fato, um polo industrial de produção de veículos, ou se correremos o risco de nos tornarmos apenas um centro logístico de distribuição de peças e veículos semi-montados vindos da China”, diz a nota.

Bonfim contou à reportagem da Automotive Business que o sindicato observa alguns indícios de que a ideia de fábrica caia por terra em algum momento. E dê lugar a uma operação logística no local. Dentre eles, um alto nível de automação que está programado para existir no armazém que será construído na unidade de Camaçari; uma alegada intenção da empresa de aumentar a sua frota de navios de carga como o Explorer #1 e, também, o aumento da capacidade produtiva de uma fábrica da BYD em Zhengzhou, na China, para 1 milhão de unidades/ano.

Mas nenhum deles é mais preocupante, segundo Bonfim, do que o pleito da BYD junto ao Governo Federal de redução fiscal para montagem local de kits em CKD e SKD na Bahia. Assunto que foi trazido à tona pela Anfavea, associação das montadoras com produção local, no começo de abril. Procurada, a BYD informou que está comprometida com a “reindustrialização de Camaçari e o desenvolvimento sustentável da região”. Também garante que, com o investimento de R$ 5,5 bilhões, a fábrica terá capacidade inicial para 150 mil veículos por ano.

Do Automotive Business