Trabalhadores terão sábados alternados na Dura, de Rio Grande da Serra
O acordo que reduz a jornada em 40 minutos semanais sem redução de salário foi aprovado em assembleia realizada nesta terça-feira (31)
Raquel Camargo
“É uma conquista que influiu na vida pessoal do trabalhador. Ele passa ter um tempo maior para o convívio social, para a família e para o descanso”, considerou Morcegão
Em clima de comemoração, os trabalhadores na Dura, autopeças de Rio Grande da Serra, aprovaram nesta terça-feira (31) acordo que reduz a jornada em 40 minutos semanais sem redução de salário e estabelece folgas em sábados alternados para os primeiro e segundo turnos.
“É uma conquista que influiu na vida pessoal do trabalhador. Ele passa ter um tempo maior para o convívio social, para a família e para o descanso”, considerou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador da Regional Ribeirão Pires.
Segundo ele, o acordo só saiu por conta da retomada da produção no primeiro trimestre, depois de um período de queda no final do ano passado.
Como fica
Atualmente, os cerca de 850 metalúrgicos dos primeiro e segundo turnos trabalham 43 horas semanais de segunda-feira a sábado. A partir de 1º de maio, quando o acordo passar a valer, a jornada cai para 42 horas e 20 minutos e trabalham sábado sim e outro não. Os cerca de 250 companheiros e companheiras no turno da noite e do dia já tinham o sábado livre.