Trabalhadores tiram dúvidas durante palestra sobre prevenção do câncer de próstata

A atividade, organizada pelo departamento DSTMA, integra o Novembro Azul

Foto: Adonis Guerra

Como parte das atividades do Novembro Azul, no último dia 14, a convite do Sindicato, o médico do trabalho do Cerest/Diadema (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Arlindo Silveira, proferiu palestra na Regional Diadema, sobre prevenção do câncer de próstata.

A atividade, organizada pelo departamento DSTMA (Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente) dos Metalúrgicos do ABC, contou com trabalhadores metalúrgicos da base e companheiros que atuam no próprio Sindicato.

O responsável pelo departamento, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, ressaltou que a apresentação foi bastante proveitosa e que contou com interação do público que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema.

“O doutor Arlindo fez uma apresentação fantástica, orientando as pessoas a procurarem o urologista, fazer os exames laboratoriais de imagem, mas também o exame de toque. Ele também falou sobre os riscos que o câncer de próstata traz, lembrou que é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. O pessoal se mostrou bastante atento e participativo, fizeram diversas perguntas”.

Câncer de próstata

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.