Trabalho decente será debatido em Mauá

Oficina sobre Trabalho Decente

Tem início amanhã, em Mauá, uma série de cinco oficinas entre trabalhadores, poder público e empresas para discutir propostas de implantação do Trabalho Decente no ABC. A região será uma das primeiras no País a fazer esse debate de forma tripartite.
Carlos Alberto Gonçalves, o Krika, diretor do Sindicato, explica que as oficinas são preparatórias para a conferência regional que acontecerá em maio para lançar a Agenda Regional do Trabalho Decente.
“Apesar de industrializado e com um movimento sindical forte, os direitos mínimos ainda não são respeitados nos contratos e nas condições de trabalho em alguns setores do ABC”, observa Krika.
As oficinas e a conferência são resultados do seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, rea-lizado em março de 2009 para discutir saídas à crise econômica mundial.
Nele foi constituído um Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de diagnóstico dos déficites do trabalho decente no ABC.
A oficina acontece na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, no Bairro da Matriz, em Mauá, das 14h às 16h.
Vida digna – Trabalho Decente expressa um conceito de trabalho com proteção social, remuneração adequada, e exercido em condições saudáveis e seguras.
Ele deve estar sob o amparo de uma legislação justa que inclua o direito de sindicalização, de negociação e de contratação coletiva firmado por sindicatos que se organizem e atuem de forma independente.