Transportador Volvo é o primeiro veículo do mundo com aço produzido sem o uso de energia de origem fóssil
Transportador Volvo é o primeiro veículo do mundo com aço produzido sem o uso de energia de origem fóssil
Um veículo transportador de carga voltado para operações em mineração e pedreiras é o primeiro do mundo a ser fabricado com aço que não usa energia proveniente de fósseis, como petróleo ou carvão. O equipamento foi apresentado pela Volvo em parceria com a empresa sueca SSAB.
Para o ano de 2022, as duas empresas devem apresentar outros veículos produzidos com baixo impacto ambiental, sendo uma série de produtos-conceito e outros componentes feitos de aço livre de energia de bases fósseis.
O evento foi realizado em Gotemburgo, sede da Volvo, e destaca o compromisso do Grupo Volvo em ser climaticamente neutro e alcançar emissões zero de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040. Para atingir essas metas, o Grupo Volvo está no caminho para o desenvolvimento de soluções de transporte e infraestrutura sustentáveis. Junto com a eletrificação de seus veículos e máquinas, a Volvo está determinada a reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de suprimentos.
Esse tipo de aço é chamado de Aço Verde, e é um passo importante para o Grupo Volvo, bem como para as indústrias de transporte e infraestrutura como um todo: cerca de 70% do peso de um caminhão vem de aço e ferro fundido, e a proporção é ainda maior para as máquinas. A primeira máquina-conceito é apenas um primeiro passo, com uma fabricação em série em baixa escala já planejada para 2022, mas com produção em série prevista à frente.
Do Blog do Caminhoneiro