Trem-bala entre SP e Rio estará pronto para a Copa de 2014, prevê Dilma

De acordo com a ministra, o governo está concluindo os estudos para a criação de um instituto que será responsável por receber a tecnologia a ser transferida pela empresa que ganhar a licitação para a construção do trem de alta velocidade

A ministra chefe da casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (3) que o trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro estará pronto integralmente para a Copa de 2014, que será no Brasil.

Dilma ressaltou que o governo federal não fará todos os investimentos necessários para a Copa, que os estádios serão feitos pela iniciativa privada e que os Estados e municípios também contribuirão.

“O governo está disposto a fazer uma avaliação de mobilidade urbana, da condição de transporte dos aeroportos e do transporte urbano. Mas não dá para tentar agora, na hora final, tentar colocar tudo como atribuição do governo [federal]”, disse.

De acordo com a ministra, o governo está concluindo os estudos para a criação de um instituto que será responsável por receber a tecnologia a ser transferida pela empresa que ganhar a licitação para a construção do trem de alta velocidade.

O governo brasileiro tem interesse em receber tecnologia para construção de vias permanentes, trens, metrôs, sistemas elétricos, sistemas de comunicações, sistema de sinalização e outros equipamentos.

Transferência
Dilma afirmou que essa tecnologia poderá ser repassadas para empresas e institutos brasileiros, como a Marcopolo, WEG, Orteng, Unicamp (Universidade de Campinas) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

A expectativa do governo é que o trem tenha 48,2% da demanda entre as duas capitais, roubando espaço principalmente do transporte aéreo, cuja participação cairia dos atuais 60,4% para 32,4%. A previsão é que a participação do transporte por ônibus interestadual caia de 23% para 9,2% e por carro de 16,5% para 10,3%.

Da Folha Online