Três meses de TVT, onde o trabalhador é notícia

Canal vai consolidando proposta de mostrar o mundo do trabalho e dos trabalhadores


A apresentadora Denise Barra, do Memória e Contexto, durante entrevista com artistas de hip hop da região.
Fotos: Rossana Lana / SMABC

Três meses depois de inaugurada, a TV dos Trabalhadores está consolidando a proposta de mostrar o mundo do trabalho e dos trabalhadores, onde os espectadores dos programas são também os personagens principais.

É a primeira vez no País que um canal de televisão abre espaço para os movimentos sociais e entidades sindicais, com uma linguagem nova e outra maneira de olhar a notícia.

O diretor de programação, Antonio Jordão Pacheco, afirmou que o projeto caminha de forma sólida e com metas definidas.

“Neste momento uma das preocupações é conquistar maior visibilidade para a tevê junto à sociedade”, revelou.

Jordão disse que um passo importante nesse sentido será obtido com a autorização do Ministério das Comunicações para a TVT transmitir a partir do canal 45.

“Acredito que teremos essa concessão no primeiro semestre do próximo ano. Com o novo canal, vamos atingir cerca de 17 milhões de pessoas na Grande de São Paulo”, disse.


Redação da TVT

Novo espaço
Jordão comentou que a programação da TVT está tendo uma boa repercussão, com elogios à qualidade de seu conteúdo.

“Isto acontece porque os programas estão mais voltados para a região do ABC, veiculando informações recebidas dos sindicatos e dos movimentos sociais”, destacou.

“Percebemos que era uma demanda reprimida, já que as entidades nunca tiveram espaço na mídia tradicional”, completou o diretor de programação da TVT.


Câmeras

“Nossas notícias não aparecem em outras tevês”
O jornal das 19h às 19h30 é o principal produto da TVT por seu formato que alcançou a identidade com o mundo do trabalho e do trabalhador.

“Esse foco torna o jornal diferenciado. É a voz do trabalhador, veiculando o que ele tem a dizer e a mostrar”, observou a diretora de jornalismo, Nelma Salomão.

Essa característica garante uma audiência fiel ao noticioso.

Notícias diferentes
“Os espectadores destacam que nosso jornal é diferente dos outros, que nele se vêem notícias que não aparecem nas outras tevês”, afirmou.

Nelma lembrou que a TVT também pode ser assistida pelo portal tvt.org.br. “Além disso, todos os nossos programas estão disponibilizados no site, que inclusive tem espaço para relacionamento”, concluiu.


Valter Sanches

Projeto apresenta conquistas e desafios
“A TVT é uma decisão de congresso da categoria e desde que entrou no ar conseguimos manter uma boa programação, apesar de todas as dificuldades que surgiram nesta etapa de implantação”, disse Valter Sanches, diretor de comunicação do Sindicato.

Ele lembrou que a tevê se transformou num canal de divulgação dos movimentos sociais, cobrindo as campanhas salariais dos trabalhadores e realizando debates ao vivo nas eleições presidenciais.

“Temos conquistas e muitos desafios, como o de ampliar a rede, promover novas parcerias com entidades civis, gerar novos programas e reestruturar o portal para interagir com mais rapidez com os espectadores”, comentou Sanches. 

Programação

  • Seu Jornal – De segunda a sexta-feira, às 19h.
  • Memória e Contexto – Fatos do passado refletidos na atual conjuntura. Segunda-feira, 19h30.
  • Clique e Ligue – Novas tecnologias e inclusão digital. Terça-feira, 19h30.
  • Bom para Todos – Programa de serviços voltado ao trabalhador. Quarta-feira, 19h30.
  • Melhor e mais Justo – Debates sobre a realidade brasileira. Quinta-feira, 19h30.
  • ABCD em Revista – Revista eletrônica semanal. Sexta-feira, 19h30.
  • Conexão ABCD – Produzido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e apresentado por Zé Mourão. Sexta-feira, 8h, com reprise às 14h e às 20h.

Da Redação