Três plenárias de movimentos sociais acontecem na Sede e Celso Daniel
Juventude e Trabalho. Fotos: Rossana Lana / SMABC
Na noite de quinta-feira (27), metalúrgicos e representantes de movimentos sociais participaram ativamente dos debates nas três plenárias temáticas que deram prosseguimento ao 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.
O terceiro andar da Sede foi reservado para o debate sobre Juventude e Trabalho, onde a maioria de jovens trabalhadores discutiu o futuro da categoria e como inserir a juventude no Sindicato.
“Foi uma plenária excelente, que superou nossas expectativas. A participação dos trabalhadores e dos militantes sociais fez o debate crescer muito”, destacou Wellington Damasceno, membro do Coletivo de Juventude do Sindicato e que fez parte da mesa de debates.
Enquanto os jovens discutiam na Sede, dois outros debates ocorriam no Centro Celso Daniel.
Igualdade Racial
Os movimentos sociais mostraram força nos debates da plenária de Igualdade Racial. “A presença foi muito boa, acima das expectativas. Isso mostra que o Sindicato está no caminho certo ao abrir a participação à sociedade”, afirmou Daniel Calazans, coordenador do Coletivo de Igualdade Racial.
“O que também ficou claro nos debates é que o trabalho do Coletivo precisa ser reforçado e ter mais estratégias de atuação”, completou.
Pessoas com Deficiência
Na sala ao lado, trabalhadores e militantes dos direitos das Pessoas com Deficiência, alertavam para que as necessidades específicas de cada pessoa com deficiência precisam ser respeitadas na hora de definir políticas.
“Cada tipo de deficiência – auditiva, visual, física, mental – tem sua especificidade. No debate ficou claro que essas necessidades precisam ser atendidas separadamente, não se pode juntar todo mundo no mesmo conjunto de políticas”, disse Nelsi Rodrigues, o Morcegão, diretor do Sindicato, que coordenou a mesa de debates.
Segunda-feira (31), a partir das 18h, será realizada plenária temática sobre Organização Sindical e Negociação Coletiva na Sede do Sindicato.
Da Redação