Tribuna Metalúrgica completa cinco décadas

Jornal que já teve diferentes formatos e formas de circulação, segue mobilizando e pautando os ideais dos Metalúrgicos do ABC

Em julho de 1971, em plena ditadura militar, foi publicado o primeiro número da Tribuna Metalúrgica. O jornal nasceu para ser a voz do trabalhador, conforme anunciado naquela edição, assinada pelo jornalista Antonio Carlos Felix Nunes.

Nos primeiros anos, o jornal era mensal, com oito páginas. Em alguns períodos, foi semanal, e em outros não teve periodicidade definida. Durante algumas greves, circulou quase de forma clandestina. Era comum o jornal ser levado para dentro da fábrica às escondidas.

Em 1979 para dar conta de informar a categoria sobre a lutas na região e também dos trabalhadores em todo o país, a Tribuna ganhou um Suplemento Informativo. O boletim diário que trazia detalhes das greves desempenhou um papel de destaque na organização das metalúrgicos do ABC. A partir de 1986, tornou-se efetivamente diária.

Com a unificação dos metalúrgicos de São Bernardo com os de Santo André, a Tribuna Metalúrgica passou por uma reforma gráfica. Manteve o formato tabloide e começou a circular com quatro páginas.

No ano 2000 ganhou quatro cores e, em 2005, passou a ser impressa no formato germânico, o atual. Hoje, com o nome original Tribuna Metalúrgica, a publicação é distribuída na porta das fábricas de terça à sexta-feira.

Do final de março até meados de julho de 2020, por conta da pandemia do coronavírus, continuou sendo produzida, mas as edições foram disponibilizadas apenas de forma online.

Nos tempos atuais, além das pautas da categoria, a publicação vem abrindo espaço para temas mais amplos. Sempre com o foco em informar os trabalhadores sobre questões sociais, políticas e econômicas que pautam os ideais dos Metalúrgicos do ABC. 

Com informações do arquivo da Tribuna.

Leitor ilustre e assíduo

Eterno presidente dos Metalúrgicos do ABC, que dirigiu o Sindicato de 1975 a 1981, o metalúrgico e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assíduo leitor da Tribuna Metalúrgica, mandou seu recado. 

Quero parabenizar os metalúrgicos do ABC pelo aniversário da nossa querida Tribuna Metalúrgica, um instrumento histórico das lutas da classe trabalhadora na nossa região.

Parabéns a toda a equipe pelos 50 anos a serviço do povo trabalhador deste país.

Um abraço do leitor, Lula.