Tribuna na Mão na Rassini reforça democracia e marca início do processo eleitoral do Sindicato hoje
Encontro abre oficialmente ritos que definirão a 24ª direção da entidade desde 1959

A manhã de ontem na porta da Rassini, em São Bernardo, foi marcada pelo diálogo direto entre a Diretoria Executiva dos Metalúrgicos do ABC e a base. Durante a entrega da “Tribuna na Mão”, os dirigentes convocaram sócios e sócias para a Assembleia Geral Eleitoral que ocorre hoje, às 18h, na Sede do Sindicato. O encontro abre oficialmente o processo que definirá a 24ª direção da entidade desde 1959.
A assembleia estabelece os ritos para a escolha da Direção Plena, Conselho da Executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2026-2029. A categoria definirá o calendário eleitoral, os integrantes da Comissão Eleitoral, empresas e o número de representantes. O modelo de votação é dividido em duas etapas: o primeiro turno elege os CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) no chão de fábrica e o segundo define o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal do Sindicato.
Para Jonas Brito, coordenador em São Bernardo, o formato garante legitimidade. “Nenhum diretor assume sem passar pelo crivo da base em sua respectiva fábrica. É um exemplo de democracia e participação que exige o respaldo total dos trabalhadores”, afirmou, destacando que o engajamento demonstra a força da categoria no cenário atual.
Antônio Elandio Bezerra, o Nando, coordenador do CSE na Rassini, reforçou que a representatividade é o maior patrimônio do Sindicato. Embora a entidade ofereça diversos benefícios sociais, Nando ressalta que a atuação política é o diferencial. “A principal entrega é a organização no local de trabalho. Ganhamos quando o Sindicato negocia melhores salários e condições de trabalho”.
