Trump considera isenção de tarifas sobre indústria automotiva

Presidente falou em dar tempo para as montadoras estabelecerem a fabricação de suas peças em solo norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando isenções temporárias em relação às tarifas sobre veículos e peças importadas, para dar tempo às montadoras de estabelecer a fabricação em solo americano.

“Elas estão mudando para peças feitas no Canadá, México, e em outros lugares, e precisam de um tempo, porque vão passar a fabricar aqui” disse Trump a repórteres, no Salão Oval da Casa Branca. Porém, ele não especificou quais seriam as isenções temporárias citadas ou por quanto tempo uma pausa, ou redução, nas tarifas automotivas permaneceria em vigor.

A cadeia de suprimentos da indústria automotiva dos EUA é altamente integrada aos vizinhos da América do Norte. Para Trump, as tarifas são necessárias para reconstruir a indústria manufatureira local, mas podem acarretar um aumento de preços para os consumidores americanos e o colapso da produção.

Ele impôs uma tarifa de 25% sobre automóveis completamente montados, com tarifas sobre peças programadas para entrar em vigor até o próximo dia 3 de maio.

Do Valor Econômico