Tupy, BMW e Senai se unem para reciclar baterias de carros
A multinacional brasileira Tupy, que atua na área de fundição e usinagem, a montadora BMW do Brasil e o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Paraná se uniram num projeto para desenvolver processo inédito de reciclagem de baterias de carros elétricos no País.
A parceria recém-formada busca um processo mais sustentável do que o usado atualmente em vários países para recuperar minerais raros usados em baterias elétricas, como lítio, cobalto e níquel com alta pureza para que possam ser reutilizados na produção do equipamento.
A ideia é ter uma indústria nacional que possa, inclusive, exportar tecnologia e serviços nessa área, afirma Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, grupo com fábricas em Joinville (SC) e Betim (MG) e três subsidiárias no México e em Portugal.
Rizzo explica que o propósito é desenvolver a reciclagem por sistema chamado de hidrometalurgia, no qual a bateria é “derretida” em baixa temperatura, permitindo a retirada dos compostos químicos em condições de serem reutilizados nos propulsores de automóveis elétricos. Outros países também estudam essa tecnologia, mas, por enquanto, só utilizam o sistema tradicional de pirometalurgia, em que a bateria é derretida em alta temperatura, com elevado consumo de energia.
Do Estado de São Paulo