Turma Cidadã de SBC encerra segunda etapa de formação
A partir deste ano, o programa está focado na preparação para o mercado de trabalho e na formação socioeducativa
Cerca de 250 jovens participantes do programa Turma Cidadã, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, comemoraram na terça-feira (25) o encerramento da segunda fase do projeto: o período de 250 horas de qualificação profissional. O Turma Cidadã, que começou em abril e tem duração de um ano, oferece vale-transporte e bolsa de R$ 170 mensais para jovens carentes do município em idade de serviço militar.
Este ano, as aulas teóricas e práticas sobre mecânica de autos, elétrica de autos, telemarketing e manutenção de computadores passaram de 100 para 250 horas. Esta é apenas uma das mudanças pela qual passou o programa, que agora é mais focado na preparação para o mercado de trabalho e na formação socioeducativa.
Parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e Guarda Civil Municipal (GCM) com a Secretaria de Serviços Urbanos e o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura colocaram à disposição automóveis e microcomputadores para que os alunos pudessem desenvolver aulas práticas e não apenas teóricas, como ocorria anteriormente.
A formação cidadã esteve presente, por exemplo, na primeira fase do projeto, quando os jovens tiveram 80 horas de oficinas com temas como prevenção das DST/Aids, higiene corporal, segurança no trânsito e preservação do meio ambiente. Fizeram parte da programação dessa fase ainda visitas ao Corpo de Bombeiros, Parque Estoril e Senai. A Fundação Criança de São Bernardo participou dessa etapa da formação.
Na próxima fase, que começa nesta quarta-feira (26/8), e terá duração de oito meses, os jovens poderão praticar o apreendido durante a qualificação profissional em diversas secretarias e setores da Prefeitura. Etapa que também tem mudanças ao modelo praticado nos anos anteriores, como afirma a assessora de projetos preventivos da Guarda Civil Municipal.
A assessora esclarece que foi criado um comitê gestor do programa, formado por representantes da GCM, Fundação Criança, Secretaria de Educação e Cultura, Sedesc, Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Ações para a Juventude para facilitar a qualificação do estágio que os jovens farão na Prefeitura. “Antes não havia o envolvimento dos demais departamentos da Prefeitura nas atividades desempenhadas pelos jovens. O trabalho do comitê foi fundamental na interlocução com as secretarias que irão receber os estagiários, definindo, antecipadamente, as funções que os jovens terão”, afirma.
O professor de mecânica de autos aprovou o novo formato. “A mudança foi ótima. Na verdade, quando terminava o curso, os meninos não tinham uma perspectiva, eles eram colocados em atividades que não eram relacionadas com o que tinham aprendido. Às vezes, o jovem fazia um curso de mecânica e ia estagiar em uma unidade de Saúde. Hoje isso não acontece mais e os jovens acabam mais motivados em participar.”
Motivação que transparece, por exemplo, em Deyvidi Almeida Soares, 19 anos, que se destacou no curso de manutenção de computadores. Soares, para quem o Turma Cidadã foi uma “oportunidade única”, fala estar disposto para o terceiro período do projeto. “Vou dar o melhor de mim no estágio e espero que todos gostem do que eu vou poder fazer e que me recebam bem”.
Da Prefeitura de São Bernardo