TV digital será 90% da produção nacional em 2011, diz indústria
Troca dos televisores de tubo por telas finas, aumento na demanda provocado pela Copa do Mundo, preços mais atraentes para os consumidores e nova norma do governo que obriga as fabricantes de eletroeletrônicos a produzirem televisores acima de 32 polegadas com o conversor integrado.
O cenário é propício para a propagação da TV digital no Brasil e a estimativa das empresas para o ano que vem é de 90% dos televisores saírem das fábricas com o conversor.
Com a obrigatoriedade, a produção de aparelhos com conversor saltou para 55% do total neste ano, ante apenas 5% do ano passado.
Segundo dados do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), ao longo deste ano serão comercializados 6 milhões de aparelhos aptos a receber o sinal digital, um aumento de 200% em relação ao ano passado.
“Mesmo que a lei seja para televisores acima de 32 polegadas, já estamos introduzindo conversores em aparelhos de 22 e 26 polegadas.
A tendência é todo o mercado migrar”, afirma Fernanda Summa, gerente de produtos de TV da LG Eletronics.
Segundo ela, os dois modelos representam mais de 20% do mercado de televisores no país.
A mesma iniciativa é realizada por outras grandes fabricantes do segmento eletroeletrônico como Samsung, Sony e Philips.
“Praticamente todos os nossos itens incluem o conversor, e ele acompanha o nosso crescimento de vendas que é acima de três dígitos”, diz Marcio Portella Daniel, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung.
Demanda em alta
Além de seguir a maior produção dos aparelhos, as vendas de televisores seguirão com altas taxas de crescimento no próximo ano devido à queda dos preços dos produtos.
Segundo dados do fórum, desde o lançamento da TV digital, em dezembro de 2007, o valor dos receptores caiu cerca de 40%.
“Hoje há opções de aparelhos com receptor incluído por preços mais atraentes”, ressalta Walter Duran, diretor de tecnologia e inovação da Philips.
As empresas afirmam que o aumento do custo da produção para a inclusão do conversor nos aparelhos não será repassado aos consumidores.
Falta de informação
Apesar da expansão de produtos aptos a receber os novos conteúdos, o país peca pela falta de conhecimento da população em relação à nova tecnologia.
“Falta uma maior iniciativa do governo e das emissoras de TV neste sentido”, aponta Luciano Bottura, gerente de produto da linha de televisores Bravia da Sony Brasil.
“Os consumidores enfrentam dificuldade. O Brasil ainda tem muito a aprender para usufruir de todo o potencial da TV digital”, diz.
Para diminuir os problemas, as empresas têm realizado ações nos pontos de venda para instruir a utilização dos novos aparelhos e mostrar ao público as diferenças entre os sinais analógico e digital.
De acordo com pesquisa realizada pela LG, 50% dos clientes que adquirem um televisor com receptor embutido não usufruem de todo o potencial de uso do item que vai além de uma melhor imagem no aparelho.
“É um bicho de sete cabeças para eles. Muitos confundem TV a cabo digital com sinal digital, e as diferenças são muitas”, afirma Fernanda.
Do Brasil Econômico