TVT completa 15 anos e conquista canal 555 em todo o Brasil
Nova fase amplia alcance nacional e fortalece a comunicação popular. Sinal aberto leva informação democrática e esporte das periferias ao país

No último dia 23 de agosto, a TVT – TV dos Trabalhadores – completou 15 anos de história com um presente que marca um novo capítulo: a entrada no canal 555 da parabólica digital, alcançando todo o território nacional. A emissora, que já havia superado a marca de 100 milhões de pessoas atingidas por meio do site, YouTube e redes sociais, agora se torna efetivamente nacional, ampliando o diálogo com trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil.

Para o presidente da TVT, Maurício Júnior, a conquista é estratégica “Com o canal 555 na parabólica digital, podemos chegar a públicos que sempre estiveram no foco dos nossos programas, como os beneficiários do CadÚnico e demais trabalhadores em todas as regiões do país”.
Ele destaca ainda que esse avanço é resultado de uma caminhada coletiva. “Chegar a todo o Brasil é a prova de que a comunicação feita pelos trabalhadores tem força e segue sendo necessária. Vamos continuar crescendo junto ao povo que representamos”.

Além da ampliação do alcance, a emissora também traz novidades na programação. Uma parceria com o canal Várzea ao Vivo garante, todos os sábados e domingos, a partir das 13h30, a transmissão de jogos do futebol de várzea. Entre os campeonatos confirmados estão a Copa Martins Neto, a Copa Macaco Louco e a Super Copa Zona Leste. A iniciativa soma-se à cobertura da Liga Nacional de Futsal, fortalecendo a presença do esporte popular na grade da TVT.
Origem da TV dos Trabalhadores
A ideia de registrar a história da luta sindical em vídeo surgiu ainda nas greves do final dos anos 1970 e início dos 1980. Em 1983, Lula retornou de uma viagem à Europa trazendo uma câmera doméstica, que deu início a esse processo.
Em entrevista concedida à Tribuna Metalúrgica dias antes da estreia da emissora, em 2010, Elizeu Marques da Silva, ex-metalúrgico da Forjaria São Bernardo e ex-diretor do Sindicato, recordou: “Começamos a gravar eventos e ações do Sindicato porque sempre nos preocupamos em registrar a história que fazíamos. Em 1984, criamos o departamento de vídeo, conseguimos uma câmera profissional, uma ilha de edição e montamos nosso primeiro vídeo móvel. Mas o que nos incomodava era registrar e não mostrar aos trabalhadores”.
Logo surgiu a solução: um caminhão com vídeo móvel exibia um telejornal diário de oito minutos nas portas de fábrica e nos bairros. O salto maior veio na campanha presidencial de 1989, quando a “TV Povo” marcou época com sua linguagem inovadora. “O compromisso sempre foi o mesmo: olhar para o mundo a partir da classe trabalhadora e acreditar na transformação do Brasil”, destacou Elizeu.
Como sintonizar a TVT
Canal 44.1 (sinal aberto digital na Grande São Paulo) e canal 555 (parabólica digital em todo o Brasil).
🌐 Redes sociais: @redetvt