“Uber aéreo”? Táxi voador elétrico pode chegar em breve a São Paulo
No começo do mês, a Wisk Aero apresentou a sexta geração do seu eVTOL, projetado para funcionar como um táxi voador elétrico em ambientes urbanos, e segundo seu CEO, ele pode chegar em breve aos céus do Brasil, incluindo São Paulo.
O Generation 6 (Geração 6) é o primeiro eVTOL para quatro passageiros desenvolvido especialmente para ser usado como um táxi voador, incluindo espaço de sobra para malas. Um eVTOL é um veículo elétrico que consegue decolar e pousar de forma vertical, como um drone ou helicóptero.
O táxi voador da Wisk Aero pode ser operado a uma altura de 762 metros até 1,21 km, com uma velocidade de 200 a 222 km/h e um alcance de 144 km. O tempo de carregamento da bateria é de 15 minutos. Esse é um veículo autônomo, mas que foi projetado para ser supervisionado por um piloto em todos os voos. De acordo com a empresa, esse eVTOL é totalmente seguro, com uma chance em um bilhão de enfrentar algum problema no voo.
O CEO conta que espera ter até 5000 eVTOLs em operação até 2035. Além disso, a empresa também contou ao site CNet que pretende transportar nos próximos anos até 300 milhões de passageiros em corridas rápidas, ou melhor, voos rápidos. Por enquanto, o Wisk Generation 6 ainda busca a certificação pela FAA (Federal Aviation Administration ou Administração Federal de Aviação), o órgão equivalente à nossa Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Do Olhar Digital