Uber terá 25 mil carros elétricos em sua frota na Índia

Aplicativo de transporte diz que quer ampliar concorrência no país asiático

A Uber anunciou que vai introduzir 25 mil veículos elétricos na Índia em três anos em meio a uma pressão do governo por maior eletrificação das frotas de transporte público e de mobilidade compartilhada.

O plano da empresa no país asiático também visa intensificar a concorrência com a rival local BlueSmart, um startup de mobilidade elétrica, que assumiu a liderança no mercado de táxi elétrico. A frota de elétricos da Uber será composta por modelos da Tata Motors, maior montadora de carros elétricos na Índia.

Para o transporte por aplicativo elétrico decolar no país, Prabhjeet Singh, presidente da Uber Índia e sul da Ásia, disse que vários fatores precisam se unir. Segundo o executivo, as montadoras precisam construir veículos acessíveis com longo alcance, o ecossistema de financiamento precisa amadurecer e a infraestrutura de recarga precisa ser generalizada.

“Acreditamos que estamos começando a ver os primeiros sinais disso”, afirmou, em entrevista à agência de notícias Reuters. Mesmo com 25 mil EVs, os carros elétricos ainda serão uma fração da atual frota ativa da Uber, que conta com 300 mil veículos na Índia. A companhia também negocia com outras montadoras, empresas de cobrança, operadoras de frota e financiadores para aumentar ainda mais o número de elétricos, segundo o presidente.

Do Automotive Business