UFABC completa 13 anos de referência em pesquisa e inovação
Foto: Ricardo Stukert
A UFABC (Universidade Federal do ABC) completa nesta semana 13 anos do início de suas atividades. Hoje já conta com mais de 15 mil alunos nos campus Santo André e São Bernardo.
O secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, lembrou que a conquista começou com os trabalhadores. “Os Metalúrgicos do ABC fizeram passeatas, abaixo assinado, toda a mobilização possível em defesa da UFABC. O governo FHC achava que por ser uma região desenvolvida, o ABC não precisava de uma universidade pública, quem tinha dinheiro pagava e quem não tinha não estudava”, afirmou.
“A luta fundamental passou pelas prefeituras, sob articulação do prefeito Celso Daniel, passou por aprovação nas sete Câmaras Municipais da região e só foi concluída quando um trabalhador assumiu a presidência”, explicou.
A criação da UFABC foi sancionada em 2005, no primeiro mandato de Lula, que parabenizou a universidade por meio das redes sociais. “Parabéns, UFABC, pelos 13 anos de atividades e pela jornada de resistência em tempos tão obscuros para a Educação no país”. Em resposta, alunos e ex-alunos enviaram mensagens de agradecimento.
Em dezembro de 2013, Lula recebeu o primeiro título de doutor honoris causa concedido pela UFABC “em reconhecimento à sua atuação decisiva na criação da UFABC, bem como à sua incansável dedicação às causas do povo brasileiro.”
Foi o 26º título de Lula, que afirmou na ocasião, ao lado de Dilma Rousseff, “ser o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa”.
“Uma das maiores alegrias que tive, como presidente, foi ter sancionado a Lei 1.145/05, que instituiu a nossa Universidade”. Lula reforçou que a história da Federal do ABC “é um exemplo de luta política vitoriosa, porque mobilizou a sociedade em torno de uma causa justa, vencendo todos os obstáculos”, disse na época.