UFABC é uma maravilha de presente, agradece Marinho
Prefeito de São Bernardo diz que campus da universidade, cuja pedra fundamental foi lançada nesta terça-feira, é o presente perfeito para o município, que fez aniversario neste mês
Antonio Ledes
Para o presidente Lula o lançamento da pedra fundamental do campus São Bernardo da Federal era uma coisa inusitada, porque nenhum governante anterior a ele deu a importância que a região merece no campo do ensino superior
O campus de São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi o melhor presente que a cidade poderia receber pelo seu aniversário. É o melhor presente para a nossa juventude. Foi dessa forma que o prefeito de São Bernardo agradeceu ao governo federal o início das obras do campus da Universidade, cuja pedra fundamental foi lançada nesta terça-feira (25), com a presença do presidente Lula. A cidade completou 456 anos no último dia 20.
Marinho reafirmou que o município cederá provisoriamente o prédio do antigo colégio Salete para que a Federal realize este ano seu primeiro vestibular e inicie a primeira turma ainda no primeiro semestre do ano que vem.
O ministro da Educação Fernando Haddad, presente na solenidade, disse que até o final de 2010 o governo pretende concluir o anel universitário, um conjunto de campus que, além do de São Bernardo, inclui Santos, Guarulhos, Osasco, um na zona leste e outra na zona oeste da capital e o de Sorocaba, braço da Universidade Federal de São Carlos.
“Com isso queremos oferecer ao Estado de São Paulo o mesmo índice de acesso às vagas públicas federais que têm os jovens de outros estados”, prometeu. No Brasil, 17% das vagas universitárias estão nas federais e em São Paulo esse índice é de apenas 9%. No mesmo prazo, serão 16 novas universidades federais e 135 extensões universitárias em todo o País.
Torneio cria escola de engenharia
Para o presidente Lula o lançamento da pedra fundamental do campus São Bernardo da Federal era uma coisa inusitada, porque nenhum governante anterior a ele deu a importância que a região merece no campo do ensino superior.
“Por ser o berço da industrialização brasileira, os antigos governantes achavam que o ABC é privilegiado”, raciocinou o presidente. “Tive que eu, um torneiro mecânico, fazer uma escola de engenharia e não foi um engenheiro que criou uma escola de tornearia”, brincou. “Nem mesmo o presidente doutor criou tantas vagas quanto o meu governo”, comparou.
Obras em setembro
As obras do campus de São Bernardo podem começar já no mês que vem, em terreno de 120 mil metros quadrados, na altura do quilômetro 17 da Via Anchieta (a área se estende até o Ginásio Poliesportivo, na Av. Kennedy). O projeto prevê a construção de dez blocos, para abrigar dois mil alunos, 180 professores e 60 funcionários.
O campus São Bernardo vai receber os primeiros cursos de ciências humanas da universidade, entre eles graduação em filosofia e pós-graduações em direito de patentes e direito ambiental, cursos pouco explorados em universidades públicas.
Da Redação