UFABC já tem projeto pedagógico

Cursos voltados à vocação industrial do ABC serão prioridades da Universidade Federal do ABC, que terá seu projeto sancionado pelo governo neste mês.

O presidente Lula vai sancionar ainda neste mês a criação da Universidade Federal do ABC, que vai contar com 19 cursos adequados à vocação industrial da região.

As atividades da UFABC vão começar no primeiro semestre do próximo ano, com os cursos de licenciatura em física, química, biologia e matemática, em salas de 30 alunos, além de um curso de ciências da computação com 50 vagas, nos turnos diurno e noturno.

No segundo semestre vão começar os cursos de engenharia.

O projeto pedagógico já está dentro da proposta de reforma universitária que prevê, entre outros pontos, a criação de um ciclo básico de três anos, suporte ao estudante e educação à distância.

Em pleno funcionamento, a UFABC terá 600 professores e mil monitores bolsistas na pós-graduação atendendo a 20 mil alunos em cursos de graduação, 2.500 em mestrado e mil em doutorado.

Os investimentos em pesquisa vão privilegiar cursos não tradicionais como Engenharia de Instrumentos e Engenharia Urbana

A região conta hoje com 77 mil estudantes no ensino superior. Destes, 65% estão em escolas particulares, 20% estão em municipais e 15% estão na rede comunitária filantrópica.

Referência nacional

Para Lula, a Universidade tenta fazer justiça ao que o ABC representa para o desenvolvimento do País. “A Universidade do ABC será um exemplo de qualidade de ensino e a região passará a ser uma referência nacional”, afirmou ele.

Já o presidente da comissão que está implantando a universidade, Luiz Bevilacqua, disse que ela será um pólo de irradiação do conhecimento ao deixar que os alunos sejam criativos e ousados, permitindo melhor formação aos estudantes.

Pobre no ensino superior

Além da Universidade do ABC, o Congresso Nacional aprovou a criação de mais quatro universidades federais, no Triângulo Mineiro, em Alfenas e no Semi-Árido, em Mossoró.

Neste ano, as 54 universidades federais colocaram 122 mil vagas à disposição nos vestibulares.

Nos próximos quatro anos, serão mais 320 mil vagas nas universidades federais.

O ProUni começou neste ano abrindo 112 mil vagas para estudantes de baixa renda nas instituições particulares e no próximo ano vai ampliar para 440 mil vagas.

Confira os cursos da UFABC

Ciências Exatas e da Terra
Física, Química, Matemática (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação e Engenharia do Meio Ambiente.

Ciências da Vida
Biológicas (bacharelado e licenciatura)

Ciências Aplicadas
Engenharia de Produtos, Engenharia de Instrumentação, Engenharia Ambiental, Engenharia Urbana, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Energias, Biomédica, Gestão Organizacional, Telecomunicações e Teleprocessamentos.