Um em cada cinco carros vendidos no mundo em 2023 será elétrico
Projeções da Agência Internacional de Energia levam em consideração a guerra de preços entre as fabricantes
As recentes reduções nos preços dos carros elétricos na Europa e na América do Norte devem aumentar consideravelmente a participação de EVs no mercado global de veÃculos. Esta é a projeção da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), que prevê que um em cada cinco automóveis vendidos no mundo em 2023 será zero combustão.
A organização, que tem sede em Paris, considerou principalmente a Lei de Redução da Inflação do governo dos EUA, que concede benefÃcios a carros elétricos produzidos com conteúdo local. Ao mesmo tempo, a IEA também leva em conta o aumento de produção de EVs na China e uma redução nos preços médios desses veÃculos no paÃs.
Pelos cálculos da agência, as vendas globais de carros elétricos devem chegar a 14 milhões de unidades em 2023, o que vai significar crescimento de 35% em relação a 2022. Desta forma, os carros zero combustão vão representar 18% do mercado global de veÃculos leves. Em 2020, esse mix era de apenas 4%.
A IEA também prevê um movimento de redução de preços na Europa. A Renault, inclusive, já considerou rever a tabela de seus carros elétricos devido aos frequentes cortes promovidos pela Tesla em seu portfólio. “Nossa expectativa atual é que possamos ver a paridade de preços em carros elétricos de pequeno e médio porte na América do Norte e nos mercados europeus em meados da década de 2020”, prevê o chefe de polÃtica de tecnologia energética da IEA, Timar Guell.
Do Automotive Business