Um exemplo de luta
Após um longo período de afastamento, o companheiro Luiz Sérgio, o Pica-Pau, voltou para a B.Grob. Sua luta serve de exemplo para todos nós. Pica-Pau foi eleito, duas vezes seguidas, o cipeiro mais votado. Também se elegeu membro do Comitê Sindical. Ou seja, é um dirigente sindical.
Em julho passado foi demitido em virtude de uma decisão judicial desfavorável. Todos os meios de solução foram tentados. Os recursos na Justiça do Trabalho foram feitos, mas, como se sabe, o Judiciário não oferece soluções rápidas. As negociações com a empresa foram retomadas, mas não levaram, num primeiro momento, a uma saída.
Em 10 de agosto, Pica-Pau montou acampamento em frente à fábrica. Recebeu a solidariedade da categoria, de outras lideranças sindicais e de políticos. Denúncias foram feitas para a Embaixada da Alemanha, para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a Câmara dos Deputados, para o Legislativo Municipal, entre outros.
Felizmente, o bom senso falou mais alto e a retomada da negociação com a empresa teve um resultado positivo. Em audiência na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo (DRT), a empresa chegou a um acordo.
Ele voltou ao seu posto de trabalho, teve o reconhecimento da sua condição de membro do Comitê Sindical, e terá estabilidade até o final do mandato, com carência de mais um ano. Ou seja, a B-Grob reconhece a nossa forma de organização sindical.
Estamos no caminho certo. Como dissemos, essa luta é um exemplo para a nossa categoria. Estamos todos de parabéns. Principalmente o Pica-Pau.
Departamento Jurídico