Um novo olhar para a educação
É na sala de aula que se criam os padrões de comportamento da sociedade: ali estão as relações de amor e competição, os sentimentos de confiança e medo, o ânimo e a auto-estima que marcam a formação das pessoas.
O avanço que se vê na área da educação vem sendo aplicado aos poucos, na direção de fundamentar a ajuda mútua na relação entre viver e aprender, reconhecendo o efeito decisivo das emoções na vida das pessoas.
A escola tradicional espera dos estudantes apenas obediência e uma boa memória. Sem falar que o professor é mau pago, as turmas de alunos são muito grandes e faltam recursos necessários para as aulas, provocando assim a evasão escolar, indisciplina e pouco aproveitamento das aulas. O resultado é a crise da educação.
Novas relações
A linha de educação inaugurada por Paulo Freire nos anos 60 recoloca o aluno na posição de sujeito do aprendizado. O professor é um coordenador e facilitador do processo, dando elementos para que os alunos se desenvolvam. Nesse processo surgem novas relações humanas e o aluno passa gradualmente a comportar-se como um ser humano integrado com suas emoções.
O mais importante é que com isso haja o desenvolvimento das aptidões e da criatividade, sendo melhor trabalhada a abertura para o desconhecido, o que levará as pessoas a viver a vida com menos medos e mais feliz.
Só agora nossa proposta pedagógica vem buscando esse outro olhar voltado para o potencial infinito das emoções, que nos permite recriar a vida, fazendo de cada obstáculo um motivo para aprender e de cada derrota uma lição sobre a maior ciência de todos os tempos: a ciência de viver.
O conhecimento essencial está sempre dentro de cada um.
Departamento de Formação