Uma experiência memorável
Há pouco menos de um mês concluímos mais um o curso “Sindicato na Fábrica”, com duas turmas de 61 participantes.
Chama a atenção o número de parti-cipantes que concluíram o curso, cumprindo as diversas tarefas que lhes eram atribuídas entre uma atividade e outra. E elas continham um razoável grau de dificuldade se levarmos em conta que a experiência escolar da maioria dos participantes ficou num passado distante. Foram levados a ler e debater textos complexos sobre as transformações em curso no chão de fábrica, a estudar o processo de industrialização no Brasil e no ABC e a resgatar a história da formação da classe operária, buscando nessa experiência o referencial para a ação cotidiana no local de trabalho.
Foram estimulados a mapear a realidade da fábrica, a sistematizar informações e a confrontá-las com a análise e reflexão de pesquisadores. Houve nesse processo um rico intercâmbio de informação entre as diferentes fábricas e um diálogo não menos instigante entre o saber acadêmico e o conhecimento que brotava do chão de fábrica e inundava a sala de aula com imagens, quadros, encenações e calorosos debates.
O curso começou com o desafio colocado por uma empresa imaginária para que o Comitê Sindical de Empresa e a Comissão de Fábrica viessem a negociar uma proposta sistêmica de reestruturação produtiva. Terminou com os trabalhadores enfrentando uma complexa negociação para a qual se prepararam de forma exemplar. Realizaram oito atividades preparatórias para as quais demandaram a assessoria técnica do Departamento de Formação, do Dieese e do Departamento de Saúde do Trabalhador. Foram atrás de experiências de outros países. O resultado não poderia deixar de ser surpreendente: os trabalhadores elaboraram uma contraproposta para a negociação inteligente e ousada, mostrando que são capazes de encontrar soluções criativas e realistas que combinam a elevação da produtividade com a preservação do emprego e da qualidade de vida no trabalho. Por tudo isso achamos que foi uma experiência emocionante e memorável.