Unidade de saúde de São Bernardo vira modelo para o Estado de São Paulo
A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) da Vila São Pedro, primeira de São Paulo, tem recebido visitas de representantes de outras prefeituras pauistas, que se dizem impressionados com a qualidade e capacidade do atendimento e também com a rapidez da construção, que foi inaugurada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro
A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) da Vila São Pedro já se tornou referência para várias prefeituras paulistas que pretendem implantar unidades semelhantes em seus municípios. A primeira UPA instalada no Estado de São Paulo vem chamando a atenção de outros governos não só pela qualidade e capacidade do atendimento, mas também pela rapidez na construção da unidade, pelo conforto proporcionado aos usuários e pela resolutividade dos casos.
Inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 29 de dezembro de 2009, a UPA da Vila São Pedro registra atualmente cerca de 350 atendimentos por dia, média que vem permitindo reduzir significativamente a sobrecarga no Pronto-Socorro Central.
No primeiro mês de funcionamento, a unidade atendeu 9.859 pessoas, sendo 6.211 consultas para adultos e 3.648 para crianças. Desse total, 5.935 usuários receberam medicação gratuitamente. A inalação foi o procedimento mais frequente, com 745 casos entre o público infantil e outros 390 entre os adultos. Nas ocorrências mais graves, 90 usuários precisaram permanecer internados por mais de quatro horas. Na ala pediátrica, não houve necessidade de internação.
Interessados no novo modelo de atendimento na área da saúde, representantes das prefeituras de Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, Diadema, Mauá, Guarulhos, Mogi-Guaçu, Guarujá, Itanhaém e Santo André já visitaram a unidade.
A rapidez na construção é outra característica da UPA que tem despertado o interesse de outras administrações. Erguida em apenas 40 dias, a UPA da Vila São Pedro foi construída com tecnologia inovadora, utilizando painéis isotérmicos em sistema modular.
A unidade da Vila São Pedro funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana, para atendimento de pequenas e médias urgências e emergências, mas também está equipada para estabilizar pacientes graves até que sejam removidos para um hospital. O espaço é todo climatizado e a recepção faz a classificação de risco para definir a prioridade no atendimento de acordo com a gravidade do caso.
Com cerca de 120 funcionários, a unidade dispõe de consultórios para clínica médica e pediatria, laboratório de análises, sala de medicação e nebulização, leito de observação para crianças e adultos, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e farmácia 24 horas.
Assessoria de Comunicação da PMSBC